O atendimento omnichannel transformou a maneira como as empresas se relacionam com os clientes. Através dessa ferramenta, tornou-se possível chegar até os consumidores tanto offline quanto online, agregando todo tipo de público. Conhecer os principais canais do atendimento omnichannel permite ampliar ainda mais as possibilidades.
Não à toa, grandes empresas transformaram estratégias do gênero em uma cultura corporativa, devido ao seu alcance e resultados comprovados. Quer saber como aplicar isso no seu negócio? Então acompanhe esse artigo que aponta os quatro principais canais do atendimento omnichannel.
Atendimento omnichannel: o que é?
Primeiramente precisamos explicar esse conceito. Como dito, o atendimento omnichannel é a capacidade de atender seu público de forma offline – como nas lojas físicas – e também online – e-commerce, aplicativos, redes sociais, entre outros.
Todas as ações de atendimento serão convergidas para um único ponto. Ou seja: a tomada de decisões ao atender o consumidor é pensada e direcionada para todas as esferas. Por exemplo: o pedido de devolução iniciado no telefone pode continuar na loja física ou por outro canal – e é deles que falaremos abaixo.
1. Call Center
Pense em uma rede de operadores que podem qualificar o atendimento. Isso baseado nas informações dos clientes, permitindo um direcionamento de todo o atendimento. O call center é um vigoroso canal de omnichannel porque é abrangente, direto e eficaz.
Assim, entende-se o estágio da compra (do pré ao pós-venda) e amplia a capacidade de resolver problemas via contato telefônico. Outro ponto que mostra a relevância do call center é sua capacidade de, processo após processo, criar uma contundente base de dados sobre o relacionamento com o cliente.
2. E-mail Marketing
Outro canal de atendimento omnichannel que está no topo. O e-mail tem inúmeras funcionalidades e vantagens: pode ser disparado para milhares de pessoas, o custo agregado é baixo, além de ser possível – como no call center – qualificar o atendimento.
Em muitas estratégias corporativas, o e-mail marketing é o principal canal de atendimento do omnichannel – principalmente em formulários presentes nos sites. Ainda, é personalizável, o que permite integrar a qualquer outro canal.
3. WhatsApp
Nenhum canal de atendimento omnichannel cresceu tanto quanto o atendimento via Whatsapp. É instantâneo, o contato é direto com o cliente – sem contar que agrega pouquíssimos custos, assim como o e-mail e o call center.
O grande ponto do WhatsApp é que ele um canal aberto que amplia o feedback dos clientes, mas também inicia e fecha processos, de ponta a ponta. Com um bom planejamento de omnichannel, este aplicativo se tornará uma ferramenta totalmente integrada ao atendimento do seu negócio.
4. SMS
O SMS é o quarto principal canal de atendimento omnichannel. É uma forma assertiva de chegar até o cliente – visto que uma mensagem do gênero cai direto na sua caixa de entrada do celular. Ou seja: integrar a outros canais torna o SMS uma ferramenta direta do atendimento.
Diferente de modelos como o WhatsApp ou e-mail, que o cliente pode receber várias mensagens por dia, o SMS é menos utilizado – o que maximiza sua ação e atenção de quem recebe. Aposte: as melhores estratégias de atendimento omnichannel passam pelo SMS.
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