Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o atendimento das empresas naturalmente evoluiu. Frente às mudanças no comportamento do consumidor, negócios dos mais variados segmentos passaram a encontrar novas necessidades em termos de atendimento.
Neste contexto, já não basta disponibilizar um número telefônico. É preciso estar presente na internet, em suas diversas plataformas, de modo a garantir máxima comodidade para os clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo para saber o que é Atendimento Omnichannel!
Entenda o que é o Atendimento Omnichannel
O termo Omni é oriundo do latim. Seu significado é todo, um inteiro. Ou seja, juntando as partes, Omni (todo) e channel (do inglês, canal), você logo vai perceber que o Atendimento Omnichannel tem como proposta cobrir e integrar todos os canais.
E qual a importância disso? Ora, conforme vimos no início deste artigo, o desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação gerou uma diversificação dos canais de atendimento, implicando na necessidade de que as empresas disponham de todos para os seus clientes.
Mas, o Atendimento Omnichannel não se limita à presença em todos os canais. Ele diz respeito a algo maior. O Atendimento Omnichannel contempla a integração dos canais de comunicação e atendimento.
Aumente a eficiência
A eficiência na comunicação é fundamental para a sua empresa. Em primeiro lugar porque, em um contexto de negócios, maior eficiência nos processos é sempre igual a maior rentabilidade. Depois, porque aumentar a eficiência no atendimento com certeza vai melhorar a experiência do seu cliente, deixando-o mais satisfeito.
Mas, a questão é: como aumentar a eficiência no atendimento? Um dos recursos é justamente o Atendimento Omnichannel. Como o objetivo dele é integrar as comunicações, ele propicia que toda interação seja feita de modo mais eficiente.
Por exemplo, se um consumidor registrou um chamado via redes sociais e depois faz um contato por telefone, integrar as informações já fornecidas aumenta a eficiência do atendimento pelo operador. Com o Atendimento Omnichannel, isso é possível.
Automação do atendimento
Outra característica do Atendimento Omnichannel, e que também contribui para a eficiência, é a automatização. O uso dos chatbots, por exemplo, é ideal para coletar informações e auxiliar na resolução dos problemas de forma mais rápida e com os menores custos possíveis.
Assim, o Atendimento Omnichannel bem estruturado contribui para o corte dos custos com pessoal. Além disso, quando o cliente passa pelo sistema automatizado antes de chegar ao operador, o problema pode ser solucionado de modo mais rápido, uma vez que os dados básicos já foram coletados.
Descubra o que o Atendimento Omnichannel pode fazer pela sua empresa
Independente do seu nicho de mercado ou do posicionamento do seu negócio na internet, você pode desfrutar dos benefícios do Atendimento Omnichannel. Ele vai alavancar a eficiência nas comunicações com o consumidor e aumentar a satisfação dos seus clientes.
Quer conhecer melhor todas as vantagens desta nova modalidade de atendimento e saber como elas podem otimizar a rotina da sua empresa? Conheça agora os nossos serviços e leve o atendimento dos seus clientes para o próximo nível!
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