Você já se perguntou como manter o cliente sempre por perto, consumindo o produto que você vende e como fortalecer a sua marca para que ela se torne uma autoridade naquele ramo em que atua? Tudo isso é possível através do Marketing de Relacionamento.
Saiba agora o que significa Marketing de Relacionamento e por que ele é tão importante para o sucesso do seu negócio.
O que é marketing de relacionamento?
Quando falamos em marketing de relacionamento devemos pensar naquilo que é possível fazer para conquistar e Fidelizar o Cliente. Podemos definir este termo então como um conjunto de estratégias elaboradas e aplicadas pela marca para conquistar de vez o cliente.
Qual a importância do marketing de relacionamento?
Você já deixou de frequentar um lugar devido ao mau atendimento que recebeu? Essa é uma prática muito comum. Assim como as pessoas não retornam a um lugar onde foram mal atendidas, elas certamente voltarão naquele lugar onde foram bem acolhidas.
Esse é um dos motivos pelo qual o Marketing de Relacionamento é muito importante. À medida que o consumidor se sente valorizado e reconhecido, ele estreita a relação que possui com a empresa, repetindo o contato, as compras e falando bem do negócio para outras pessoas.
Como fazer marketing de relacionamento?
O Marketing de Relacionamento é fundamental para o sucesso do seu negócio, no entanto, precisa ser bem feito. E o primeiro passo é conhecer bem o seu público-alvo para, a partir daí, traçar as melhores estratégias.
Conheça o seu público e treine a equipe
Faça Pesquisas de Satisfação com dados coletados durante o ato da compra ou da prospecção de clientes. Tenha o cuidado também de treinar a sua equipe para que elas reproduzam a cultura da empresa sempre com o intuito de Cativar o Cliente que chega até a loja.
Crie uma central de relacionamento
Desenvolva um de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para receber os elogios, dúvidas e reclamações do consumidor. É importante receber e apurar todas as informações e sempre que possível dar um retorno ao cliente.
Aumente o engajamento nas redes sociais
Aproveite também o uso contínuo das redes sociais para engajar os seus consumidores. Tenha uma presença ativa na internet, faça divulgações, tire dúvidas e esteja sempre atento para não deixar passar em branco nenhum contato do cliente.
Ofereça brindes aos consumidores mais fiéis
Reconheça a preferência que o cliente tem com a sua empresa oferecendo a ele brindes, descontos e formas diferenciadas de pagamento. Descubra também o que mais atrai o seu público na sua empresa e reforce esse serviço.
Participe da vida do seu cliente
Aproveite as datas comemorativas para mandar um e-mail, uma mensagem de WhatsApp, um cartão, fazer uma ligação desejando um feliz aniversário, boas festas ou comemorando o aniversário da primeira compra. Oferecer brindes nessas datas também é interessante.
Faça o controle das estratégias utilizadas
Tão importante quanto escolher e aplicar as estratégias do marketing de relacionamento é monitorar o desenvolvimento e a evolução das mesmas. Desta forma, é possível avaliar se tudo está saindo conforme o desejado e se é necessário implementar alterações.
O Marketing de Relacionamento deve fazer parte da gestão de qualquer negócio. Afinal, o cliente é o mais importante nessa relação e dele depende o sucesso de vendas da empresa.
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