O setor de vendas é, sem sombra de dúvida, o coração de uma empresa. É a partir dele, principalmente, que ela obtém “lucrabilidade”, aumentando a sua receita, e mantém a sua saúde financeira, bem como os seus compromissos em dia, pagamento de salário dos funcionários, pagamento dos encargos trabalhistas, pagamento a fornecedores, etc.
Nessa direção, uma das soluções mais utilizadas para aumentar as vendas é o Call Center; centro de atendimento, no qual se busca tanto realizar como receber ligações de clientes. Se utilizado de maneira estratégica, ele pode, com certeza, melhorar significativamente o número de vendas da sua empresa.
Para lhe ajudar nesse sentido, montamos este conteúdo com algumas estratégias que pode aplicar em seu call center e, assim, garantir que ele funcione a todo vapor, como uma máquina de vendas. Confira!
1 – Treine a sua equipe de vendas
O mundo mudou e com ele a forma como nos relacionamos com as pessoas. Os clientes estão mais exigentes e valorizam seu tempo como nunca. Duvida? De acordo com uma matéria divulgada pelo O Globo sobre o sistema Não me Perturbe, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o qual permite que usuários não sejam perturbados com ligações de call centers, esse sistema já atingiu a marca de quase 1,5 milhão de pedidos de bloqueios de ligações indesejadas.
Esse é um sinal claro de que a forma como os calls centers abordam os seus clientes não está nada bem. Portanto, como medida urgente e estratégica para aumentar as suas vendas, treine a sua equipe de call center para saber lidar com esse novo consumidor.
Uma estratégia que pode adotar nesse sentido é realizar uma abordagem diferente, mais humana e menos mecânica. Hoje, o que se vê são atendentes praticamente forçando uma venda, o que gera aborrecimento na pessoa que poderia se tornar um cliente. Com isso, ela desiste.
2 – Planeje uma estratégia de venda
Essa estratégia complementa a anterior. Planejar uma estratégia de venda é também fundamental para o call center que deseja aumentar as suas vendas. Mas como desenvolver uma estratégia?
A primeira coisa que precisa saber é quem é ou quem são seus públicos. Com base nessa informação, você pode traçar uma abordagem que mais se aproxime do perfil do potencial cliente. Por exemplo, se for jovem, por que não adotar uma linguagem mais jovial, com o objetivo de prender a sua atenção e de estabelecer uma relação interessante? É uma estratégia de venda que pode valer a pena.
3 – Invista no relacionamento pós-venda
Se você for dar uma olhada no site Reclame Aqui, o que mais verá, sem sombra de incerteza, são reclamações que dizem respeito ao atendimento no pós-venda. Esses dados, ainda que tristes, podem servir para que aproveite a oportunidade para se tornar um call center de alta qualidade e diferenciado no mercado, com grande capacidade de retorno do cliente.
4 – Avalie os resultados
Como única dica estratégica, fique de olho nos resultados das vendas do seu call center, pois são dados superimportantes e que podem servir para que implemente melhorias em seus processos ou ações ou fortaleça as estratégias que vêm dando certo.
Agora que conhece algumas dicas para fazer o seu call center triplicar as vendas, coloque-as em ação, e passe a executá-las o mais breve possível, desde que bem planejadas, vale dizer.
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Fonte:
https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/nao-me-perturbe-atinge-quase-15-milhao-de-pedidos-de-bloqueio-de-ligacoes-indesejadas-23828543
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