Uma boa empresa se destaca por um excelente atendimento. Atualmente, de acordo com o comportamento do consumidor, a experiência de compra e um atendimento rápido e eficiente são primordiais. Por isso, ter um SAC eficiente é uma prioridade para qualquer empresa. Mas, o que é melhor, um SAC interno ou terceirizado?
Qual é a demanda?
Como sempre, não existe uma resposta correta para todos os casos, ou seja, não existe um que é definitivamente melhor do que o outro. É preciso avaliar o que a sua empresa precisa e comparar com as vantagens e desvantagens de cada um, para chegar na opção que seja a ideal para a sua empresa.
Primeiramente, é preciso entender qual é a demanda. Uma demanda pequena, pode ser controlada internamente com mais facilidade. Assim, como o volume de ligações não é muito grande, também não é necessário ter uma estrutura e um quadro de funcionários tão robustos.
O custo
Outro ponto importante a se avaliar é o custo. Geralmente, o SAC terceirizado é mais eficiente no custo do que o interno, para qualquer tamanho de demanda, pois não é necessário contar com os equipamentos, a infraestrutura e toda a equipe que fará o atendimento ao cliente. Portanto, se a sua empresa pretende cortar custos ou gastar recursos de forma mais eficiente, o SAC terceirizado tende a ser mais vantajoso.
Um custo muito grande, que não costuma ser muito avaliado, é o treinamento da equipe interna. Isso pode demandar bastante tempo e dinheiro, sendo extremamente necessário para que o setor tenha um desempenho próximo ao ideal.
Porém, o serviço terceirizado pode não ser recomendado se o nível de complexidade do atendimento médio for muito grande, já que ele terá muito mais dificuldade em resolver os problemas, resultando em ainda mais trabalho.
Diminuindo a carga de trabalho
Além do custo financeiro, ter um SAC interno também demanda um bom tempo. É preciso gerenciar as pessoas, os equipamentos e todo o dia a dia do departamento, que pode ser uma grande correria.
Com isso, é mais uma preocupação que cabe ao gestor, além de toda a corrida da rotina natural. No SAC terceirizado, a função de toda a empresa é apenas está. Por isso, eles já são completamente treinados, com uma rotina e uma estrutura definidas de modo a fazer o atendimento ideal ao seu cliente.
Como estes serviços são totalmente personalizados, podendo variar de tamanho, empresas de pequeno, médio ou grande porte podem aproveitar as vantagens de um SAC terceirizado.
Esta opção ainda tem uma função muito importante de “filtrar” o trabalho. Na grande maioria das vezes, os problemas são simples de serem resolvidos ou são situações que já ocorreram antes, cuja resposta é conhecida. Isso significa que você apenas irá se preocupar com os problemas mais sérios que demandam uma atenção maior.
SAC interno ou terceirizado?
Agora que ficou um pouco mais clara a diferença entre ambos, fica mais fácil definir qual é o melhor para o seu negócio.
O modelo interno permite mais controle dos processos e um serviço mais personalizado, mas é bem caro e demanda um esforço enorme do gestor. Já o terceirizado, é bem mais barato e ao mesmo tempo oferece uma estrutura preparada, e muitas vezes melhor, para atender o cliente.
Qual você acha que é o melhor para a sua situação? Se quiser conferir a solução terceirizada ideal para o SAC da sua empresa, conheça os nossos serviços.
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