As transformações digitais mudaram a forma como os consumidores se comportam e as formas de comunicação estabelecidas entre cliente e empresa. A popularização das redes sociais, por exemplo, obrigou as organizações a criarem estratégias nessas plataformas para criar relacionamentos mais próximos e interativos com o público.
Com uma pesquisa online rápida, é possível ter uma breve noção do nível de satisfação que os clientes têm sobre os produtos e serviços oferecidos por determinadas organizações. Além disso, as redes sociais se tornaram canais em que elogios e reclamações têm uma influência poderosa sobre a imagem da empresa.
Devido a essa nova dinâmica digital, tornou-se necessário que os serviços de atendimento ao cliente marquem presença de diferentes formas. Entenda, a seguir, quais são os benefícios do SAC multicanais e as melhorias que essa modalidade de atendimento pode proporcionar para o relacionamento entre a sua organização e seus clientes.
Maior alcance e abrangência
Clientes têm perfis diferentes e isso faz com que prefiram buscar atendimento em canais específicos. Assim, fatores como a faixa etária e hábitos de consumo se associam ao favoritismo em relação a determinados canais de atendimento.
Desse modo, o SAC multicanais proporciona mais opções para que o consumidor entre em contato com a empresa. Além disso, caso haja falhas em algum dos canais, outros estarão disponíveis, o que garante maior segurança para que o cliente consiga contatar a empresa rapidamente caso necessite.
Em outras palavras, o alcance do SAC multicanais é mais abrangente do que os outros tipos de atendimento ao cliente, que priorizam apenas as formas tradicionais de contato.
Redução de custos e otimização do atendimento
A flexibilidade é um dos benefícios mais significativos do SAC multicanais, pois permite que um operador forneça atendimento em mais de um canal simultaneamente.
Além disso, recursos como chat e formulários permitem que haja economia no tempo de atendimento, pois coleta, previamente, informações do cliente que facilitam a resolução de reclamações, por exemplo.
Os multicanais também proporcionam maior agilidade e rapidez para responder solicitações nas diferentes formas de contato. Esse fator contribui para que o cliente fique satisfeito ao conseguir resolver os seus problemas sem que seja necessário gastar muito tempo em processos automatizados e repetitivos.
Fontes de dados e informações
Não é difícil falar das vantagens que o SAC multicanais pode oferecer para uma empresa, mas outro ponto menos óbvio desse tipo de atendimento é o aumento no volume de dados coletados sobre o comportamento e níveis de satisfação dos seus clientes.
Os dados obtidos nos multicanais podem ser analisados e convertidos em informações valiosas que fornecerão boas pistas sobre os pontos em que é necessário implementar melhorias e as oportunidades de negócio que a empresa pode estar deixando passar.
Além das vantagens citadas, uma empresa em crescimento e expansão logo terá a necessidade de ampliar os seus canais de atendimento. Por isso, é importante considerar não apenas os benefícios que um SAC mais interativo proporciona, mas também o seu valor enquanto diferencial para a experiência do cliente.
Agora que você conhece bons motivos para implementar o SAC multicanais na sua empresa, saiba como os nossos serviços podem ajudá-lo. Faça uma visita ao site!
Comentários